FOFI divulga lista dos pré selecionados da Mostra Competitiva
Obrigado!
O Festival Online de Filmes de Inquietação, nosso FOFI, chega robusto à sua quarta edição, a segunda de caráter nacional. Foram 348 inscritos, um terço deles de fora das capitais (dado a ser considerado), dos quais programamos 35 curtas-metragens, divididos em quatro sessões competitivas e cinco sessões paralelas.
Nosso maior objetivo foi atingido parcialmente nesta edição. Conseguimos ter entre inscritos uma maior quantidade de filmes, uma maior variedade de procedências municipais e estaduais, com destaque para uma volumosa produção dos interiores, mas há ainda maior diversidade a ser obtida na próxima edição.
Os filmes em competição precisam necessariamente ter equipes com até seis pessoas. É nosso principal norte: encontrar inquietação em criações com unidades mínimas de produção, mas com completa liberdade de construção. Um cinema da viração com energia criativa. Não se trata de compromisso com a pobreza de recursos, mas engajamento com as soluções a partir das limitações.
O conjunto de 35 curtas, entre competitivos e não competitivos, é um micro panorama contemporâneo, com destaque para os filmes centrados em materiais de arquivos mais ou menos pessoais e familiares, a preponderância das variações ensaísticas, o investimento em personagens fortes, singulares, às vezes potencialmente exóticos, mas sempre tratados com respeito, dignidade e complexidade.
A Mostra Competitiva, com 18 títulos e quatro sessões, distribuirá 9 prêmios, outorgados por cinco integrantes de um júri envolvido, dedicado e sem preguiça, que teve mais de duas reuniões remotas para tomarem suas decisões, debaterem sobre os filmes e escreverem as justificativas. Muita gratidão.
Também agradecemos as inscrições de cada filme. Faremos nossos melhores esforços para estarmos à altura da confiança. Uma próxima edição já começa a ser preparada em setembro para ser realizada em dezembro. Contamos com novos e variados filmes.
A SELEÇÃO:
Na primeira fase, todos os filmes foram avaliados por três pessoas diferentes da equipe de cinco integrantes do processo seletivo. Os filmes mais bem avaliados passam para a segunda fase.
Na segunda fase, a equipe curatorial foi composta por mais duas pessoas; os sete assistiram a todos os 91 pré-selecionados e decidiram a partir desse universo a programação competitiva.
Alguns dos filmes não selecionados e outros realizados por equipes com mais de seis pessoas podem vir a ser programados para sessões paralelas.
A transmissão do FOFI está programada para ir ao ar dias 29,30,31/7 e 01/08/2021 em nosso canal do YouTube.
EQUIPE CURATORIAL:
- Cleber Eduardo, curador do DocSP e Cineop. É mestre em Processos e Meios Audiovisuais pela ECA USP. Foi curador de 13 edições da Mostra Tiradentes, crítico da Contracampo e editor da Cinética. É autor de alguns ensaios publicados em livros.
- Guilherme Lima de Assis, professor, sound designer e produtor musical. Atua como especialista em som no Bacharelado em Audiovisual no Senac - SP.
- Júlia Noá, graduanda do curso audiovisual da ECA - USP, faz parte do corpo editorial da revista Cinética e da equipe de produção do Festival Online de Filmes de Inquietação. Trabalha com curadoria, crítica, montagem e educação.
- Leo Sabanay, criado entre o litoral de São Vicente e o interior de Miracatu, é formado em audiovisual pelo Centro Universitário Senac (SP). Trabalhou como monitor do LabDoc pela Universo Produção e organizou a mostra Cinema e Sonoridades na GráficaFábrica no bairro da Água Branca em São Paulo, realizou dois documentários independentes no município de Miracatu junto ao coletivo Vagalumes. Atualmente trabalha como freelancer de edição de vídeos e faz parte da organização e curadoria do FOFI - Festival Online de Filmes de Inquietação.
- Pietra Miranda Gosch, formada em Audiovisual pelo Senac - SP. Diretora, roteirista e montadora, é organizadora e curadora do Festival Online de Filmes de Inquietação.
- Marco Freitas, graduado em audiovisual no Centro Universitário Senac Santo Amaro. Realizador de filmes independentes. Já atuou como diretor, roteirista, montador e fotógrafo. Atualmente trabalha com processos de curadoria do FOFI - Festival Online de Filmes de Inquietação e freelancer como roteirista.
- Eduarda Figueiredo, mestranda do Programa de Pós-Graduação em Estudos de Linguagem da Universidade Federal de Mato Grosso, pesquisadora em Estudos Literários, Literatura Comparada, Cinema e Audiovisual, integra o Grupo de Pesquisa SEMIC - Semióticas Contemporâneas da Universidade Federal de Mato Grosso.